O Sandi Hotel tem diversos itens exclusivos e grande ligação com o mundo cinematográfico, pois seu fundador, Alexandre Adamiu, herdou a grande distribuidora Paris Filmes, fundada nos anos 60, pelo seu pai, imigrante romeno, Sandi Adamiu.
Jack Warner foi um dos quatro fundadores dos estúdios Warner Bros, e possui uma relevância singular para o mundo do cinema. Por sua importância, como não poderia deixar de ser, o Sandi Hotel adquiriu em 2007 uma carta de próprio punho escrita por um dos maiores executivos do circuito cinematográfico.
Sob sua gestão, grandes clássicos do cinema mundial foram produzidos, dentre eles: Casablanca, Juventude Transviada, Camelot e Minha Bela Dama
Adquirida em um leilão das Christie’s, uma das mais renomadas casas de leilão do mundo, as fotos oficiais da participação de Marlon Brando no filme “Sangue em Sonora” (1966) são uma das peças raras que fazem parte de nossa memorabília.
Entre vários papéis de destaque ao longo dos mais de 60 anos de carreira, o eterno ícone do cinema foi ganhador de diversas premiações, incluindo Globos de Ouro, BAFTA e Festival de Cannes. Por sua atuação em “O Poderoso Chefão”, ganhou o Oscar de melhor ator, porém se recusou a recebe-lo como forma de protesto à representação de indígenas americanos por Hollywood e pela televisão.
No Sandi Hotel, nossa coleção conta com um cheque endereçado a esse grande personagem do cinema comprado em leilão.
Alfred Joseph Hitchcock foi um diretor e produtor britânico. Amplamente considerado o mais reverenciado e influente cineasta de todos os tempos, Hitchcock foi eleito o maior diretor da história da Grã-Bretanha pelo The Telegraph e o maior do cinema mundial pela Entertainment Weekly.
Arrematadas na casa de leilão Christie’s, as cartas manuscritas e assinadas por Rita Hayworth fazem parte de nosso acervo e podem ser apreciadas por nossos hóspedes desde 2007.
Ao longo de seus 40 anos no mundo das artes, Rita Hayworth foi dançarina, atriz e produtora. Alcançou a fama durante a década de 1940, como uma das principais estrelas da época, aparecendo em 61 filmes ao longo de 37 anos. A imprensa cunhou o termo “A Deusa do Amor” para descrever Hayworth depois que ela se tornou a ídolo mais glamourosa das telas.
Em 1999, Hayworth foi reconhecida como uma das 25 maiores estrelas femininas de todos os tempos na lista do AFI das 50 maiores lendas do cinema, pesquisa feita pelo Instituto Americano de Cinema.
Com um legado de 50 anos de carreira, Ingrid Bergman está muito bem representada no acervo do Sandi Hotel, com um lote onde consta uma carta de próprio punho da artista arrematado junto a casa de leilões londrina Christie’s.
A atriz, que é um ícone do cinema mundial, atuou em grandes clássicos como Casablanca, Anastasia e Assassinato no Expresso Oriente. Dentre os vários prêmios conquistados ao longo de sua trajetória na TV e no cinema estão 1 BAFTA, 2 Emmy, 3 Academy Awards (Oscar) e 4 Globos de Ouro.
O universo do cinema está intrinsecamente ligado à história do Sandi Hotel. Sandra Foz e seu marido Alexandre Adamiu, presidente da Paris Filmes, enxergavam na idílica Paraty um lugar para ser visto e vivido tanto na frente como por trás das câmeras, e esse objeto singular tem amplo destaque na nossa decoração.
Ao percorrer nossos espaços, elas estão por todo canto. Seja nos corredores ou nas estantes, acompanhe a história do cinema, das artes e por que não, do próprio Sandi Hotel, com peças singulares de vários tamanhos e períodos do século passado.