Com ruas de pedras, prédios coloniais e um mar lindíssimo, Paraty tem muito a oferecer aos seus visitantes. Saiba o que fazer em Paraty – RJ e veja os detalhes da cidade histórica.
O que fazer em Paraty – RJ
A cidade reúne uma grande variedade de atividades culturais, históricas e naturais, assim, Paraty agrada todo tipo de gente. Não é à toa que muitos gringos circulam pela cidade durante o ano todo. O destino proporciona bons momentos em programas românticos, animação para quem gosta de festa, trilhas para os amantes do esporte e da natureza e um clima perfeito para quem quer desintoxicar um pouco da vida urbana. Se animou? Então veja o que fazer em Paraty- RJ.
História e gastronomia de qualidade
O Centro Histórico de Paraty é apaixonante, e quem gosta de voltar lá nos primórdios do Brasil através da história e da arquitetura, vai adorar caminhar por essas ruas, aliás, a região tem ruas de pedras e o acesso de carros não é permitido, o que dá um charme a mais ao passeio.
Casarios históricos abrigam restaurantes, lojas de artesanato, estúdios de arte, museus, casas e pousadas… tudo em Paraty respira o turismo histórico.
A principal construção de Paraty, considerada o cartão postal da cidade, é a Igreja de Santa Rita, é lá que funciona o Museu de Arte Sacra.
Em Paraty você terá a oportunidade de degustar a gastronomia servida nas mesas instaladas nas calçadas dos restaurantes charmosos. Você encontrará todo tipo de gastronomia: com frutos do mar, italiana, oriental, portuguesa e muito mais.
Não podemos deixar de mencionar que Paraty também é famosa por sediar eventos culturais, como a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, e o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores.
Natureza
Os passeios que envolvem a natureza de Paraty não podem ficar de fora. Diversas ilhas e ilhotas fazem parte da cidade, e algumas recebem os passeios de barco e lancha que partem do porto. As principais são a ilha do Algodão, da Cotia, dos Ratos, Comprida, dos Cocos e dos Meros.
É importante destacar que muitas paradas não são feitas em praias, mas em áreas do mar com águas mais rasas e cristalinas, dando a oportunidade de um mergulho com snorkel para contemplar a vida marinha.
As cachoeiras em Paraty também são um espetáculo. As principais têm acesso por trilha, muitas pela Trilha do Ouro, que na época colonial servia como escoamento do metal e de pedras preciosas. Essa trilha é muito preservada e conta com 3 cachoeiras no caminho, não deixe de contratar um guia para fazer esses passeios.
Para quem deseja explorar a região por conta própria, nossa sugestão é a cachoeira da Pedra Branca, suas duas quedas formam piscinas naturais. A cachoeira da Pedra Branca fica no caminho para a Fazenda Murycana, com entrada pelo km 4,5 da estrada que leva a Cunha.
É claro que entre as dicas sobre o que fazer em Paraty – RJ, estão as praias, algumas acessíveis de carro, outras por trilhas e outras somente de barco. A mais próxima do centro é a Praia de Jabaquara, com um mar de águas calmas e quiosques na extensa faixa de areia.
A praia mais famosa de Paraty é a Praia do Sono, o acesso a ela é por uma trilha de 3km ou por barco. Essa praia exibe um mar esmeralda e bem tranquilo.
Hospedagem em Paraty
Para uma hospedagem cheia de experiências em Paraty, o Hotel Sandi é uma excelente opção. Localizado em um edifício histórico, com arquitetura do século XVIII, é no Sandi que você encontrará um lugar onde o moderno e o colonial se misturam com elegância e muito conforto.
Além das suítes muito bem decoradas, modernas e convidativas, o hotel conta com área de lazer, restaurante, agência de passeios com muitas opções sobre o que fazer em Paraty – RJ, e muito mais. Confira todos os detalhes aqui.
Ficou aguçado para viver Paraty pessoalmente? Então programe já sua viagem, nós estamos te esperando.